Friday, January 20, 2006

Investindo em Saúde

Caros amigos do GT Investindo em Saúde,
Em primeiro lugar, agradecimentos pela pronta e entusiasmada resposta de todos os membros do grupo, participando 14 dos dezessete diretamente convidados de Porto Alegre em nossa reunião de instalação do dia 18 p.p. Sempre haverá gente comprometida que não possa estar presente, mas os recursos virtuais podem facilitar nosso encontro, superando as dificuldades de tempo e espaço. Existem mais outros colegas, principalmente de fora de Porto Alegre, que também expressaram interesse em nos acompanhar e participar.
Junto ao convite foi uma proposta preliminar acompanhada de uma bibliografia bastante extensa que pode ser acessada através da internet pelos endereços que estão incluídos (basta clicar). Quem não tiver recebido pode solicitar para o meu endereço ou do IEP, constantes do Blog.
Uma das finalidades deste meio de comunicação é compartilhar documentos, bibliografia e idéias de interesse comum. Todos estão convidados a fazê-lo, ou enviando material para os endereços já referidos. Comentários podem ser feitos diretamente ao pé das mensagens do Blog.
Combinamos que cada um enviaria para ser distribuído um texto resumido com as idéias básicas relacionadas com a proposta do GT, aquelas que lá já foram enunciadas por quem teve tempo para fazê-lo e outras novas. Lembrem-se: estaremos permanentemente conectados e que aos poucos, naturalmente iremos compartilhar nossas idéias, experiências, sugestões e propostas. Não é preciso, nem será possível apresentar tudo, de uma só vez. O grande potencial está na continuidade, na interação, no desenvolvimento e no intercâmbio.

Na reunião lembrei preconceitos que aos poucos vão se desmascarando:
  • Saúde é um assunto só de médicos
  • Saúde Pública é da alçada somente governamental e de sanitaristas
  • As Doenças Crônico-Degenerativas e DCV são problemas de países ricos
  • A melhoria dos indicadores de Saúde é resultado da tecnologia e de intervenções médicas sofisticadas, aplicadas na fase avançada das doenças.
  • Saúde se planeja e executa dentro do setor saúde
Somente valores humanos são argumentos capazes de mobilizar para prevenção

Agora, cada vez mais, estes assuntos estão na pauta do dia, embora tenhamos nos preocupado com eles há mais de trinta anos.
O assunto do controle das DCNT, das DCV, da Prevenção, da Promoção da Saúde, das Parcerias, dos Determinantes sociais e Econômicos de Saúde e Doença, está nas manchetes e nos objetivos científicos cada vez mais. Instituições como a Organização Mundial da Saúde, nosso Ministério da Saúde, o Banco Mundial e a Escola Nacional de Saúde Pública, estão altamente interessados e promovendo pesquisa e intervenções neste sentido.
Iniciativa Cardiovascular em Saúde (IC-Health), braço do “Global Health Research” sediado em Delhi está promovendo uma pesquisa na qual Maria Inês e eu estamos representando o Brasil, junto com África do Sul, Índia e China. A pesquisa está sediada no IEP, teve um documento preliminar publicado em 2003, atualmente finalizando uma etapa de diagnóstico do impacto macro-econômico, preparando uma fase de intervenção preventiva, cujas estratégias devem ser definidas, tentando passar Saúde da rubrica da despesa para a de investimentos.
Foram lembrados também os seguintes temas:
  • A desigualdade social e econômica é um fator de risco tão ou mais importante do que os clássicos comportamentais.
  • Há várias iniciativas isoladas neste mesmo sentido (governamentais, instituições privadas, universidades, ONGS), com dificuldade de se unirem num esforço sinérgico.
  • A participação dos estratos populacionais interessados é fundamental.
  • A fase fetal e de início da vida é fundamental na determinação das condições de saúde do adulto e inclusive de futuras gerações (David Barker), reforçando a prioridade a ser dada para a mãe e a gestante, às futura mães e aos infantes e crianças.
  • O HMV já trabalha em projetos sociais, tem um corpo funcional que pode e deve ser mobilizado, tem ligações com empresas que podem se beneficiar desta nova experiência e tem um corpo profissional altamente competente que pode e precisa ser motivado para este novo paradigma.
Esperamos contar com o depoimento dos demais membros do grupo que podem ser enviados diretamente para o endereço do IEP ou para o meu, para serem colocados distribuídos no Blog. Comentários podem ser feitos ao pé de cada matéria postada. Enquanto não tiverm o recurso do lembrete de matéria nova postada, visitem com frequência nosso endereço, ou vamos enviar um lembrete por e-mail.
http://amicorcvd.blogspot.com
Dúvidas e questionamentos serão também bem vindos.
achutti@cardiol.br ou iep@hmv.org.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home